
Qual a importância do planejamento orçamentário para o seu negócio?
Fazer um bom planejamento estratégico no orçamento é vital para garantir a sobrevivência de qualquer organização. Com o cenário de estagnação da economia que temos vivenciado, trazendo aumento de impostos e o fantasma da inflação batendo à porta, tornou-se inadiável ficar de olho no mercado externo e interno e planejar-se para diminuir esses impactos nos negócios.
E como colocar isso em prática? Determinando antecipadamente as ações a serem executadas, avaliando os recursos que serão necessários e estimando as responsabilidades relativas a um período no futuro. Assim, abre-se uma porta para identificar oportunidades e restrições internas e externas da empresa.
As organizações geralmente contam com variadas ferramentas que auxiliam na manutenção da estabilidade financeira dos negócios. Algumas são simples demonstrativos financeiros, mas para quem pretende ir além e traçar planos mais consistentes para o futuro financeiro da empresa, existe a solução de planejamento integrado.
Quer saber como usar essa ferramenta para alavancar ainda mais o seu negócio? Acompanhe o post e saiba mais!
Como preparar o seu negócio para o futuro com a ferramenta certa
Já imaginou como a sua vida poderia ser mais fácil e tranquila se você pudesse prever o futuro da sua empresa? Tomar as decisões corretas e manter os negócios sempre prosperando seria algo extraordinariamente normal, afinal, saber quais são os períodos em que se deve economizar e as etapas ideais para investimentos são o sonho de consumo de qualquer empresário, não é mesmo?
Pena que a realidade não seja tão sensacional, mas tem lá os seus encantos. Prever o que acontecerá com os negócios dentro de um ano não é muito difícil, você só precisa acumular alguma experiência na área e guardar toda a documentação contábil dos anos anteriores.
No entanto, para agilizar o seu trabalho, existe o planejamento integrado: um tipo de demonstrativo contábil ao contrário. E o que isso significa? Quer dizer que o planejamento acorre antes que os lançamentos realmente aconteçam e isso é baseado em informações relevantes, como: históricos de gastos e receitas mensais.
Se utilizado de maneira certa, o planejamento integrado é um excelente aliado para as suas finanças, já que contribui com a possibilidade de fazer a aplicação de recursos com o intuito de atingir um objetivo no decorrer do próximo ano, por exemplo. Ele serve como um parâmetro mês a mês para atingir metas, mas guarda um potencial ainda melhor que isso.
Planejamento orçamentário: como funciona
Ok, você tem tudo sob controle e as coisas parecem correr muito bem, porém, esse mar de rosas pode escapar das suas rédeas, já que nem sempre será possível seguir exatamente o rumo traçado com tanto empenho. As condições, antes perfeitas, mudam e a companhia é obrigada a se adaptar a elas, caso não consiga manter o controle. Mesmo assim, quem administra terá de acompanhar os desvios e analisá-los para tentar corrigir.
Então, o planejamento integrado entra em cena e funciona como uma ferramenta apta ao monitoramento periódico da evolução do processo, comparando os resultados reais com os que foram planejados. É esse monitoramento que permite a tomada de decisões corretivas oportunamente, caso seja necessário. Por outro lado, se a avaliação periódica demonstrar que a empresa está no caminho certo, com resultados reais equivalentes aos planejados, nenhum ajuste será necessário.
Antes de falarmos mais sobre os benefícios do planejamento, é conveniente explorar um pouco a melhor forma de executá-lo. Um bom começo é fazer a avaliação dos documentos contábeis passados a fim de levantar uma estimativa média de alguns pontos, a seguir brevemente descritos:
Planejamento de vendas
Serve para quem tem dificuldade de antecipar quanto conseguirá faturar no próximo ano. Assim, é possível estabelecer uma média, mês a mês, das vendas dos anos anteriores.
Projeção de dedução de vendas
Devem ser incluídos nessa projeção, todos os impostos que puderem ser abatidos do faturamento e que reduzem o seu lucro, bem como outros gastos possíveis.
Projeções de custo
Antes de precificar o seu produto é fundamental saber quanto ele custa, e para prever os reajustes no custo da matéria-prima, faça uma projeção usando a inflação média para o setor.
Orçamento de investimentos
Verifique o quanto você investiu nos investimentos dos anos anteriores para calcular o quanto será possível aplicar no futuro.
Para complementar esses pontos, é pertinente preparar o planejamento criando dois cenários possíveis: um otimista e outro pessimista. Essa dica é valiosa para evitar surpresas com cenários econômicos negativos, e também, para não ficar paralisado caso o mercado apresente uma boa fase.
Os benefícios de pensar adiante
Se passou pela sua cabeça que talvez um planejamento orçamentário em sua empresa não seja tão vantajoso, é melhor repensar. Pare e reflita sobre os ótimos benefícios que você pode ter ao adotar essa medida. Vejamos alguns:
Aumento do engajamento
Um planejamento eficiente e organizado aponta as metas de faturamento e custos de cada setor, provando que a participação de toda a equipe de colaboradores da empresa é vital para atingir os objetivos anuais.
A programação financeira permite que se crie metas tangíveis e motivacionais, deixando claro o papel de cada departamento para o planejamento durante aquele período. É possível, ainda, produzir um orçamento para cada um com intuito de usá-lo de maneira autônoma ou com supervisão de um responsável pelas finanças do negócio.
Facilitação na gestão de recursos
O planejamento delimita todos os caminhos financeiros que a empresa pode seguir para atingir as metas estabelecidas. Assim, basta colocar o plano em prática, uma vez que já está claro quanto deverá ser investido em cada área o ano todo, mantendo o dinheiro da organização sob cuidado.
Agilidade na tomada de decisões
O cotidiano corporativo exige tomada de decisões estratégicas com agilidade o tempo todo. Uma forma de evitar erros é o preparo constante do administrador ou empresário, sempre equipado com informações acerca da situação atual dos negócios e das projeções de crescimento ou redução para o futuro.
É o planejamento orçamentário que fornecerá todo o suporte estratégico para que as decisões tomadas sejam acertadas. Esse manual de ações pode ser a diferença entre uma escolha capaz de afundar a sua empresa ou salvar as suas finanças.
Todas as vantagens contempladas pelo planejamento orçamentário podem tranquilamente ser aplicadas a variados segmentos. A solução Planeja Mais é a ideal para essa finalidade e certamente ajudará muito na tomada de decisão certa.
E você, como tem lidado com as finanças da sua empresa? Se quiser saber mais sobre o assunto, sinta-se à vontade para procurar um dos nossos consultores e tirar suas dúvidas!